Hoje, 1 de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial da SIDA. Este dia serve, acima de tudo para sensibilizar e actualizar a atenção das pessoas para esta infecção.
O VIH é o vírus da imunodeficiência humana. É um vírus que ataca e destrói as células do sistema imune do nosso organismo. SIDA é o síndrome de imunodeficiência adquirida, que resulta da infecção por VIH.
Quando se diz que alguém está infectado com VIH, isso significa que tem o vírus no seu organismo, quando essa pessoa passa a ter SIDA , isso significa que as defesas do seu organismo estão demasiado enfraquecidas para “combater” infecções para as quais normalmente não teria dificuldade.
Pensa-se que o vírus VIH é originário de primatas (macacos ou chimpanzés) e que terá ganho condições para ser transmitido a humanos no início do século XX. O primeiro caso descrito com sintomas compatíveis com SIDA, foi em 1981. Historicamente, um comissário de bordo da Air Canadá é designado como o “Patient Zero”, por ter sido o elo de ligação entre vários casos nos Estados Unidos. No entanto sabe-se hoje que a transmissão entre humanos foi anterior a este caso. Amostras de sangue de 1959, mostraram a presença de VIH num congolês.
Existem 2 tipos de VIH, VIH-1 e VIH-2. A curiosidade deste facto reside no facto de a maioria dos infectados em todo o mundo, serem VIH-1 positivos. O VIH-2 está presente em alguns infectados na África Sub-Saariana e na Europa o país com mais infectados com VIH-2 é Portugal. O VIH1 foi descoberto como o agente causal de SIDA no Instituto Pasteur em 1983 , por 2 franceses (Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi) e uma portuguesa – Odete Ferreira. Foi ela que identificou o VIH-2 em 1985. Em 2008 a Organização Mundial de Saúde estimou 33,4 milhões de pessoas infectadas pelo VIH e 2 milhões de mortes por SIDA, nesse ano.
Actualmente existe tratamento para o VIH, que consiste na terapia anti-retroviral, que revolucionou o curso da doença. Actualmente as pessoas infectadas com VIH têm uma esperança média de vida semelhante à população em geral. Novos avanços estão a ser feitos para a descoberta duma vacina para o VIH, de destacar um estudo em 2009 na Tailândia, onde se verificou uma eficácia de 30% para uma vacina recém desenvolvida.
SEM PALAVRAS...
Olá... pelos vistos cá em Portugal anda tudo a dormir...
ResponderEliminaré bem verdade, mas estamos cá para fazer abrir os olhos, nem q seja com um balde de água fria ;)
ResponderEliminar