domingo, 6 de novembro de 2011

Movimento 560

   Como todos sabem, a crise anda aí e por isso nada melhor que tomar certas decisões que possam ajudar a contornar tal situação, nomeadamente a nível nacional, ou seja, na altura que vamos às compras podemos ter em atenção para uma coisa, A ORIGEM DOS PRODUTOS.
    Sei que o primeiro impulso que temos é verificar sempre o preço do produto, é o que normalmente faço, procuramos sempre o mais barato, mas depois de ler o site do Movimento 560 tomei consciência de uma coisa, ao procurar pelo preço verifiquei que o meu consumo não implica nenhum benefício para a nossa economia mas sim o oposto, crescimento das exportações, aumento dos preços dos fabricantes nacionais, etc e consequentemente o DESEMPREGO.

   Produtos portugueses? E Como é que eu sei quais eles são?
  É simples, bastante simples. Antes de mais, existem dois aspectos a distinguir: existem marcas portuguesas e produtos portugueses
  • Marcas portuguesas, como o nome indica, são marcas de carácter nacional, com origem e produção no nosso país (exemplos: Sumol, Compal, Mimosa, Critical Software)
  • Produtos portugueses, são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão de obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país.

    E na hora de escolher, como é que devo agir? Que atitude? 
   Procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560 (quase todos os produtos portugueses começam por este número), seguidamente confirme na embalagem a origem do produto. Posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não. 
   Atenção: existem algumas empresas portuguesas (produtos portugueses) que possuem códigos de barras proprietários, o que significa que são produtos portugueses que não têm o código 560, no entanto os códigos proprietários "costumam" ter um formato diferente (não têm 13 dígitos).
   Para uma total garantia de que seja um produto nacional verifique sempre na embalagem ou na informação do produto, o local de fabrico ou de origem. Seguem-se em exemplo, os modelos dos códigos de barras de formato EAN-UCC/GS1 (formato padrão/com 13 dígitos):


                        



COMPRE PRODUTOS NACIONAIS


Sem comentários:

Enviar um comentário